Pular para o conteúdo principal

Mulheres que mostraram seu valor na História


"A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã".
Edward Teller





 O que cada mulher fez para deixar sua marca na história da tecnologia da informação?
Vamos conhecê-las.



Katherine Coleman Goble Johnson
Cientista formada em física e matemática. Fez história na corrida espacial americana.
Calculou a trajetória para o projeto Mercúrio (Primeiro projeto tripulado da NASA) e para o vôo do Apollo 11 (que levou o homem a Lua).Recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2015, maior honra que o governo dos EUA concede a civis. Sua história é contada no filme "Estrelas além do tempo".





Carol Shaw 
Natural dos Eua.
Primeira designer de games. Trabalhou no Atari (Engenheira de Software), Tandem Computers e Activision. Criou o jogo River Raid em 1982, para o console Atari 2600, considerado um clássico e um dos mais populares do seu tempo.











Dorothy Johnson Vaughan
Nascida no estado do Missouri, formou-se em Matemática e ingressou na NACA, agência que viria a se tornar a NASA, em 1943.
Primeira afro-americana a chefiar uma seção da NASA.
Sua história é contado no filme "Estrelas além do tempo".











Edith Clarke
Formou-se em Matemática e Astronomia e depois Engenharia Civil, interrompeu os estudos para trabalhar como computador humano. Em 1919 foi a primeira mulher a conquistar um mestrado no departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do MIT. Tornando-se a primeira Engenheira Elétrica dos EUA.









Claudia Maria Bauser Medeiros
Doutora em Ciências da Computação pela Universidade de Waterloo (Canadá). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação de 2004-2007. Atualmente professora na Unicamp. Tem diversos reconhecimentos internacionais por suas pesquisas e apoia a participação de Mulheres na área de TI.







Grace Hopper
Inventou o primeiro compilador para uma linguagem de programação (que transforma um código de programação binário) e foi uma das pessoas que popularizou a ideia de linguagem de programação independente de máquina, que levou ao desenvolvimento de COBOL, primeira linguagem de programação a se aproximar da linguagem humana.












Hedy Lammarr 
Foi uma atriz e inventora austríaca radicada nos EUA. Na Segunda Guerra Mundial, projetou um sistema de comunicação que serviu de base para a atual telefonia celular.










Mary Winston Jackson
Nasceu nos EUA e formou-se no Hampton Institute em 1942, onde estudou Matemática e Física. Foi autora e co-autora de diversos relatórios de pesquisa e destacou-se na NASA. Continuou a estudar e tornou-se a 
Primeira Engenheira negra da NASA.
Sua história foi retratada no filme "Estrelas além do tempo".









Camila Achutti
Estudou Ciências da Computação, tendo a experiência de  ser a única mulher na sala de aula. Hoje ela tem um site, Mulheres na Computação. Dá diversas palestras e participa de programas de incentivo para as mulheres, interessadas na área de Tecnologia.





Freira Mary Keller
Foi a primeira mulher a ter um doutorado em Ciência da Computação nos EUA em 1965. Na  época de sua graduação a Universidade de Dartmouth, só permitia homens, mas quebrou a regra para que ela pudesse  trabalhar no centro de computação.





Michelle Simmons
Atualmente, ela e sua equipe avaliam a possibilidade de construção do primeiro computador quântico, usando silício e  germânio para construir dispositivos em escala atômica. Já publicou mais de 360 artigos nas revistas científicas mais prestigiadas do mundo, incluindo a Nature e a Science.




Susan Kare
Designer estadunidense que influenciou a iconografia da computação. Começou a trabalhar na Apple em 1892, criando a interface para a Macintosh o 128k, lançado em 1984. Criou ícones de salvar (formato disquete) lixeira, alerta relógio e paint (balde de tinta), entre outros que usamos até hoje. A fonte com espaçamento proporcional, com o objetivo de letra legível como as páginas de um livro. Atualmente trabalha  no Pinterest.


Radia Perlman
"Mãe da internet", o título não a agrada a  Cientista da Computação estadunidense. Projetista de Software e Engenharia de Redes. Fez contribuições para outras áreas da computação e detém mais de 100 patentes.












Karen Spärk Jones
Criou o conceito de "Frequência Inversa do Documento",(IDF na Sigla em inglês). O IDF é usado na maioria dos mecanismos de busca atuais. Recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por suas contribuições, como o ACL Lifetime Achievement Award, 2004. Também foi vice-presidente da Academia Britânica.








Joan Clarke
Foi uma *criptoanalista e **numismata inglesa, mais conhecida pelo seu trabalho como decodificadora de mensagens nazistas durante a Segunda Guerra Mundial que possibilitou salvar inúmeras vidas.

*decifrar criptogramas (mensagens secretas)**pessoa que se especializou em moedas ou medalhas;








                



As garotas do ENIAC

Sob o codinome "Projeto PX" e financiado pelo Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, o primeiro computador de utilização geral era o computador e Integrador Eletrônico Numérico. Desenvolvido na Escola de Engenharia da Universidade da Pennsylvania.





Margaret Hamilton
É uma cientista da computação, engenheira de sistemas  e empresária estadunidense. Foi diretora da Divisão de Software no Laboratório do MIT, que desenvolveu o programa de vôo usado no projeto Apollo 11. O Software de Hamilton impediu que o pouso na Lua fosse abortado.














Clarice Sieckenius de Souza
Originalmente da área de Linguística, em seu doutorado pesquisou a Linguística Computacional, o que a fez iniciar seu caminho na Tecnologia. Atualmente estuda a Interação Humano-Computador (IHC) e as características de linguagem empregadas no desenvolvimento e uso de sistemas de software. Foi escolhida  como uma das 54 mulheres de todos os tempos, que se  destacam pela atuação em pesquisa na área de Ciências da Computação.

Sugestão de Filme: Estrelas além do Tempo, 2016.
Drama/Ficção Histórica.



 Acesse o link abaixo,caso não consiga abrir o vídeo:








Fonte da pesquisa:     https://www.programaria.org/


Comentários

AS MAIS GLAMUROSAS

Lugar de mulher é na Tecnologia SIM!!!!

"Pessoas com META triunfam porque sabem para onde vão."  Earl Nightgale   Mulheres ativas, líderes e seguras de si mesmas. Vivemos tempos de grandes mudanças culturais em relação à percepção que antes (não muitos anos atrás) se tinha das mulheres. Não são poucos os lugares do mundo onde se fala que estamos diante da “revolução das mulheres”. Uma revolução nascida no calor de um feminismo modelo Século XXI, que arrasta muitas das reivindicações do século passado mas com maiores demandas em matéria de igualdade de direitos, contra a violência, e maior equidade econômica, entre outras demandas.  Basta ouvir qualquer mulher que adere a algumas destas reivindicações para se dar conta que tal fenômeno é possível graças às redes sociais e a tecnologia, que se tornou uma grande ferramenta aliada.  O segmento de tecnologia foi o que mais evoluiu em busca de um aumento na diversidade de gênero. Atualmente, as mulheres ocupam 30% das posições disponíveis no me

Tecnologia: Passado, Presente e Futuro

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si." Ayrton Senna Falamos em tecnologia vem a cabeça todos os super aparelhos, que são lançados em curtos espaços de tempo, celulares, computadores, equipamentos eletrônicos e domésticos. Tudo tão inovador, tudo a apenas um toque.  Uau, maravilhoso! Ok. Esquecemos de observar e lembrar o verdadeiro significado da tecnologia. Desde o início da vida do ser humano, a tecnologia se fez presente.  O ser humano em toda sua existência nesse planeta, de alguma forma já é tecnológico.  Se pararmos para pensar, o homem teve a brilhante ideia de se esconder em cavernas, fazer uma ferramenta, usando madeira, afinando sua ponta, chamou-a de lança, e usaria para facilitar em sua rotineira caça ao que comer, com objetivo de  sem muita luta ter seu alimento. Tudo dependia de sua localização para sobrevivência. O homem pôde caçar, plantar, criar