Pular para o conteúdo principal

Coluna de Vanessa Brisolla

Resultado de imagem para mulheres  de ti fotos


O principal é driblar a resistência do usuário. Já ouvi muitas vezes “Uma mulher atendendo”.  As pessoas acham que essa é uma área muito masculina, por falta de conhecimento. Acho que é por isso que poucas mulheres escolhem essa profissão.

Acho que as mulheres acreditam que essa profissão não é nem um pouco feminina, sendo assim, tem qualquer tipo de receio em atuar na área.
O principal problema para ingressar as mulheres no mercado de TI é uma questão totalmente cultural. Ainda é muito ensinado que tecnologia ou programações não são áreas de estudos para mulheres. Muitas mulheres que decidem seguir os estudos na área de tecnologia encontram alguns desafios no mercado de trabalho, elas são desacreditadas por parceiros de equipe ou clientes, que não acreditam em seu potencial. O ambiente de trabalho muitas vezes é machista, e isso pode acabar desmotivando essas mulheres.
A grande verdade é que muitas mulheres podem e devem trabalhar e estudar na área de tecnologia. O gênero de uma pessoa não define a sua capacidade.

É preciso mostrar que existem mulheres na TI, para que se perca esse preconceito de que TI é uma área masculina.



Neste vídeo você encontra um pouco mais de informações sobre os desafios da mulher no mercado de TI


MAN VS WOMAN

Para qualquer um que considere uma carreira em TI, caminhos e oportunidades de emprego são abundantes. No entanto, as mulheres só contam com 24% das ocupações. Para conhecer mais sobre esse cenário a CompTIA realizou o 2nd Annual IT Career Insights, estudo com foco principal na melhor compreensão da importância da certificação e que, como um subproduto do estudo, foram encontradas algumas semelhanças entre homens e mulheres profissionais, assim como muitas interessantes diferenças entre os dois.
Na verdade, o estudo confirma que significativamente mais homens (69%), profissionais de TI, tinham a certeza que queriam uma carreira na área de TI antes de começar sua vida profissional, em comparação com 62% das mulheres. Em geral, a maioria dos profissionais de TI está muito satisfeita com o seu trabalho, semelhante ao ano passado. Uma taxa de apenas 5% dos profissionais está muito insatisfeita com a posição atual. Curiosamente, as mulheres profissionais de TI relatam significativa maior satisfação com 41% muito satisfeitas versus 30% dos homens que estão altamente satisfeitos.
Algumas áreas relacionadas a empregos de TI onde mulheres relatam notavelmente avaliações superiores do que suas contrapartes masculinas:
  • 79% das mulheres profissionais de TI acreditam que seu trabalho lhes proporciona uma sensação de realização pessoal; contra 70% dos homens;
  • 73% das mulheres acreditam que seu trabalho faz bom uso de suas habilidades/talentos; maior do que os homens (65%);
  • 73% das mulheres dizem que seu empregador adequadamente apóia os seus esforços de desenvolvimento profissional; em comparação com 64% dos homens;
  • 72% das mulheres acreditam que seu trabalho proporciona-lhes a oportunidade de crescer e se desenvolver; em comparação com 61% dos homens;
  • 72% das mulheres dizem que têm os recursos e ferramentas necessárias para fazer o trabalho bem; mais elevadas do que os homens, em 68%;
  • 71% das mulheres acreditam que são devidamente reconhecidas por suas contribuições no trabalho; mais do que homens (61%);
  • 71% das mulheres estão satisfeitas com sua remuneração e benefícios; contra 60% dos homens.
  • Por outro lado, existem algumas áreas onde homens e mulheres se sentem da mesma forma, por exemplo:
  • 82% das mulheres profissionais de TI acreditam que desempenham um papel valioso na sua organização; praticamente o mesmo que 79% dos homens;
  • 70% das mulheres acreditam que irão desempenhar um papel valioso na sua organização, nos próximos 12 meses; Não é significativamente diferente dos homens (65%);
  • 31% das mulheres estão preocupadas com a falta de recursos para fazer o seu trabalho de forma eficaz; o mesmo que os homens (30%).
O nível de satisfação no trabalho é provavelmente o culminar de muitos elementos. Duas peças-chave na abordagem de satisfação dos empregados estão identificando: 1) o que têm os trabalhadores de preocupações, e 2) que recursos ou apoio iriam ajudá-los a realizar o seu trabalho mais eficiente ou eficaz.
Falta de recursos e tecnologia vem em primeiro lugar da lista de preocupações entre profissionais de TI em geral. Um pouco surpreendente, a mesma percentagem de mulheres como homens profissionais citam a falta de um "equilíbrio entre trabalho e vida" como uma preocupação (24% cada).
As preocupações profissionais expressam certamente os itens da lista de desejos. Quando perguntadas a considerar maneiras que ajudam a realizar seu trabalho mais eficaz ou eficiente, mais recursos para o desenvolvimento da formação profissional (55% das mulheres e 51% dos homens) e mais tempo para trabalhar com novas tecnologias surgem no top (58% das mulheres, significativamente mais do que os 51% dos homens). Além disso, muitos profissionais de TI querem trabalhar como autônomos, como uma forma de conseguir mais oportunidades de avanço de carreira (47% das mulheres e 40% dos homens).
Estes resultados implicam que os profissionais de TI querem assumir um papel ativo na gestão de suas carreiras, construir suas habilidades e ficar à frente de novas tecnologias.
Os resultados do estudo também sugerem que, enquanto muitas empresas ainda não investem em desenvolvimento profissional e treinamento, parece que fizeram algum progresso do ano passado pra cá. Pelo menos este parece ser o caso com os profissionais de TI. Ao estudar uma mistura de funcionários (por meio de todas as profissões, grupos etários, etc.) os dois primeiros itens indicam que os entrevistados aumentariam a satisfação com seu trabalho com mais apoio para o desenvolvimento da formação profissional e mais oportunidades de avanço de carreira.
A maioria dos profissionais de TI reconhecem a importância do treinamento para suas funções de trabalho atual ou futura. Entre aqueles que começaram a sua carreira em TI, o plano da grande maioria (94%) é estudar pelo menos em uma área para melhorar suas habilidades de TI. Embora, consideravelmente mais homens (95%) têm planos para mais uma formação nos próximos dois anos contra 90% de mulheres. Mais da metade do total espera exercer atividades na área de segurança, e um quarto ou mais foca em redes/infra-estrutura, cloud computing, servidores, virtualização e suporte técnico.
Para quem quer começar ou avançar em uma carreira de TI, a certificação é certamente um veículo. De acordo com este estudo, quase 2/3 (66%) de profissionais de TI no geral sustentam que a certificação CompTIA melhora o currículo. Melhorar as oportunidades de emprego é uma das principais razões que os levou a buscar a certificação (69% das mulheres, mesmo que 65% dos homens).
As mulheres especialmente usam a certificação CompTIA para ajudar a crescer sua carreira e indicam ser recompensadas ou reconhecidas por se tornar certificada mais frequentemente do que homens:
  • 66% das mulheres profissionais de TI que detêm uma certificação CompTIA dizem que construir novas habilidades e desenvolvimento pessoal foram as principais razões que as levou obter a certificação; contra 54% dos homens;
  • 55% das mulheres que detêm uma certificação CompTIA dizem que o avanço profissional e o aumento de salários e benefícios foram as principais razões que as levou a obter a certificação, em comparação com apenas 42% dos homens;
  • 52% das mulheres que detêm uma certificação CompTIA dizem que a preparação para uma mudança de carreira ou de emprego é a principal razão que as levou a obter a certificação; contra apenas 43% dos homens;
  • 79% das mulheres acreditam que sua certificação CompTIA é valiosa, mais que 69% dos homens.
Todo profissional é beneficiado com o aumento de conhecimento para a progressão na carreira. Porém, no mercado de TI, o trabalhador deve permanecer à frente da curva no seu campo ou corre o risco de suas habilidades, tornarem-se obsoletas. Posteriormente, enquanto o desenvolvimento profissional pode ajudar a um empregado a subir a escada da carreira, também ajuda na segurança. Os empregadores que investem em esforços de desenvolvimento profissional de seus funcionários vão colher as recompensas.
O 2º estudo de anual que carreira Insights da CompTIA foi desenvolvido com 2.107 profissionais de TI em quatro países principais, incluindo o Canadá, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Os dados acima salientados foram recolhidos por meio de um levantamento quantitativo on-line, realizado em abril de 2014.

Comentários

AS MAIS GLAMUROSAS

Lugar de mulher é na Tecnologia SIM!!!!

"Pessoas com META triunfam porque sabem para onde vão."  Earl Nightgale   Mulheres ativas, líderes e seguras de si mesmas. Vivemos tempos de grandes mudanças culturais em relação à percepção que antes (não muitos anos atrás) se tinha das mulheres. Não são poucos os lugares do mundo onde se fala que estamos diante da “revolução das mulheres”. Uma revolução nascida no calor de um feminismo modelo Século XXI, que arrasta muitas das reivindicações do século passado mas com maiores demandas em matéria de igualdade de direitos, contra a violência, e maior equidade econômica, entre outras demandas.  Basta ouvir qualquer mulher que adere a algumas destas reivindicações para se dar conta que tal fenômeno é possível graças às redes sociais e a tecnologia, que se tornou uma grande ferramenta aliada.  O segmento de tecnologia foi o que mais evoluiu em busca de um aumento na diversidade de gênero. Atualmente, as mulheres ocupam 30% das posições disponíveis no me

Mulheres que mostraram seu valor na História

"A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã". Edward Teller   O que cada mulher fez para deixar sua marca na história da tecnologia da informação? Vamos conhecê-las. Katherine Coleman Goble Johnson Cientista formada em física e matemática. Fez história na corrida espacial americana. Calculou a trajetória para o projeto Mercúrio (Primeiro projeto tripulado da NASA) e para o vôo do Apollo 11 (que levou o homem a Lua).Recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2015, maior honra que o governo dos EUA concede a civis. Sua história é contada no filme "Estrelas além do tempo". Carol Shaw   Natural dos Eua. Primeira designer de games. Trabalhou no Atari (Engenheira de Software), Tandem Computers e Activision. Criou o jogo River Raid em 1982, para o console Atari 2600, considerado um clássico e um dos mais populares do seu tempo. Dorothy Johnson Vaughan Nascida no estado do Missouri, formou-se em Matemática e i

Tecnologia: Passado, Presente e Futuro

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si." Ayrton Senna Falamos em tecnologia vem a cabeça todos os super aparelhos, que são lançados em curtos espaços de tempo, celulares, computadores, equipamentos eletrônicos e domésticos. Tudo tão inovador, tudo a apenas um toque.  Uau, maravilhoso! Ok. Esquecemos de observar e lembrar o verdadeiro significado da tecnologia. Desde o início da vida do ser humano, a tecnologia se fez presente.  O ser humano em toda sua existência nesse planeta, de alguma forma já é tecnológico.  Se pararmos para pensar, o homem teve a brilhante ideia de se esconder em cavernas, fazer uma ferramenta, usando madeira, afinando sua ponta, chamou-a de lança, e usaria para facilitar em sua rotineira caça ao que comer, com objetivo de  sem muita luta ter seu alimento. Tudo dependia de sua localização para sobrevivência. O homem pôde caçar, plantar, criar