Pular para o conteúdo principal

Lugar de mulher é na Tecnologia SIM!!!!


"Pessoas com META triunfam porque sabem para onde vão."
 Earl Nightgale



 Mulheres ativas, líderes e seguras de si mesmas.



Vivemos tempos de grandes mudanças culturais em relação à percepção que antes (não muitos anos atrás) se tinha das mulheres. Não são poucos os lugares do mundo onde se fala que estamos diante da “revolução das mulheres”. Uma revolução nascida no calor de um feminismo modelo Século XXI, que arrasta muitas das reivindicações do século passado mas com maiores demandas em matéria de igualdade de direitos, contra a violência, e maior equidade econômica, entre outras demandas.
 Basta ouvir qualquer mulher que adere a algumas destas reivindicações para se dar conta que tal fenômeno é possível graças às redes sociais e a tecnologia, que se tornou uma grande ferramenta aliada.

 O segmento de tecnologia foi o que mais evoluiu em busca de um aumento na diversidade de gênero. Atualmente, as mulheres ocupam 30% das posições disponíveis no mercado.  Quando se trata de cargos de liderança, no entanto, a porcentagem de profissionais do sexo feminino cai para 20%. Os setores de educação e de organizações sem fins lucrativos são os que possuem maior participação feminina: 47% dos cargos de liderança são ocupados por elas. Na aviação, o percentual cai para 18%.



PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES

http://www.assespro-rs.org.br/mulheres-ocupam-apenas-20-dos-cargos-de-lideranca-na-tecnologia/



Muitas mulheres ainda continuam na luta para ter o direito de igualdade. Coisas que antes eram incomuns de serem feitas por mulheres, muitas estão dominando e desempenhando  melhor do que muitos homens. 
Mas infelizmente esse número não é o suficiente para acabar com a desigualdade e fazer com que a mulher seja reconhecida nesse ramo. É por isso que algumas tomaram a iniciativa de incentivar outras a ingressar neste mercado de tecnologia sem medo da exclusão e mostrando que essa pode ser uma área para todos.





Iniciativas que mostram que lugar de mulher é na tecnologia

  • Criando Games
Uma pesquisa no Brasil feita em 2017 revelou que as mulheres são as que mais jogam vídeo game, sendo 56,6% dos jogadores do sexo feminino. Aproveitando o embalo, Ariane Parra desenvolveu o WomenUp Games, uma organização que ajuda na inclusão de mulheres no universo dos games através de desenvolvimentos de games, palestras, campeonatos femininos e eventos corporativos.



  • Programação para as Mulheres
Por sentir muita dificuldade de ingressar na área de programação, foram criadas diversas iniciativas para que as mulheres pudessem ter acesso ao curso. Entre essas iniciativas, o PrograMaria é uma das que oferece eventos, oficinas e cursos de formação técnica voltado para as mulheres. Esse projeto contribuiu com a formação de cerca de 90 mulheres.

  • Empresas Femininas  
Existem hoje no mercado da tecnologia empresas técnicas com equipes formadas apenas por mulheres capacitadas que empenham as mesmas funções que os homens na mesma área. Desde o cargo mais elevado até o cargo mais baixo, apenas mulheres compõem a equipe, seja em empresas de games, manutenção de computadores, máquinas ou até mesmo manutenção de equipamentos em fábricas.
Isso faz com que as mulheres percam o medo e o receio de se ingressar nesse mercado, quebrando o tabu de que tecnologia é somente para homens. Até porque isso nunca foi verdade, já que na primeira turma de computação do IME no ano de 1974, 70% dos alunos eram do sexo feminino.


  • Aplicativos para Celular 
Embora as mulheres sejam a minoria na área da tecnologia, algumas já criaram aplicativos (apps) de sucesso. Entre os apps que foram desenvolvidos por elas, um dos que estão entre os mais listados pelo Google Play é o CastBox.
Esse aplicativo foi criado por Wang Xiaoyu que sempre curtiu ouvir música em sua viagem ao trabalho, passeios, entre outros. Porém, ela sentiu falta de ter um app que pudesse reunir todas as produções, de forma personalizada e compatível com todos os idiomas.  Esse app conseguiu alcançar mais de 13 milhões de ouvintes e hoje a plataforma conta com podcasts em 70 idiomas.

  • Blogs e Redes Sociais
Uma estudante da Tecnologia da Computação resolveu fazer um blog quando se deu conta de que não aguentava mais os preconceitos que sofria nas salas de aulas da faculdade por ser a única mulher da turma. Além de ter que ouvir comentários do tipo “Ela está de TPM” ou “Só tirou nota boa porque é a única mulher aqui”, Camila Achutti sofria com total exclusão dos trabalhos em grupo.
Assim que começou a desabafar em seu blog, logo encontrou outras mulheres que estavam passando por situações parecidas. Camila, chegou a receber um convite de formatura no qual se encontrava escrito “Sem o seu blog eu não teria conseguido me formar na faculdade”. O seu blog fez com que muitas mulheres não desistem de seus empregos e estudos por conta do preconceito.
Outras mulheres utilizam também redes sociais para se manifestarem contra esse desrespeito e para encorajar todas as mulheres a superar essa situação sem se diminuir e muito menos desistir.



Empresas de tecnologia têm trabalhado para aumentar a participação de mulheres no setor. Companhias como a Microsoft chegam a criar programas de incentivo às garotas para que se interessem e desenvolvam suas habilidades em áreas ocupadas majoritariamente por homens.



Para as mulheres que querem estudar mas não dispõem de muito tempo, temos a plataforma de Cursos Online o Alura e BrasilMaisTI.  Mais informações de cursos para especialização na área, clique abaixo.

http://www.brasilmaisti.com.br/index.php/pt-br/




Até a próxima postagem.
Beijos














Fonte: Olhar Digital 08 de março de 2018
https://mulheresnacomputacao.com/2018/05/23/5-iniciativas-que-mostram-que-lugar-de-mulher-e-na-tecnologia/


Comentários

AS MAIS GLAMUROSAS

Mulheres que mostraram seu valor na História

"A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã". Edward Teller   O que cada mulher fez para deixar sua marca na história da tecnologia da informação? Vamos conhecê-las. Katherine Coleman Goble Johnson Cientista formada em física e matemática. Fez história na corrida espacial americana. Calculou a trajetória para o projeto Mercúrio (Primeiro projeto tripulado da NASA) e para o vôo do Apollo 11 (que levou o homem a Lua).Recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2015, maior honra que o governo dos EUA concede a civis. Sua história é contada no filme "Estrelas além do tempo". Carol Shaw   Natural dos Eua. Primeira designer de games. Trabalhou no Atari (Engenheira de Software), Tandem Computers e Activision. Criou o jogo River Raid em 1982, para o console Atari 2600, considerado um clássico e um dos mais populares do seu tempo. Dorothy Johnson Vaughan Nascida no estado do Missouri, formou-se em Matemática e i

Tecnologia: Passado, Presente e Futuro

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si." Ayrton Senna Falamos em tecnologia vem a cabeça todos os super aparelhos, que são lançados em curtos espaços de tempo, celulares, computadores, equipamentos eletrônicos e domésticos. Tudo tão inovador, tudo a apenas um toque.  Uau, maravilhoso! Ok. Esquecemos de observar e lembrar o verdadeiro significado da tecnologia. Desde o início da vida do ser humano, a tecnologia se fez presente.  O ser humano em toda sua existência nesse planeta, de alguma forma já é tecnológico.  Se pararmos para pensar, o homem teve a brilhante ideia de se esconder em cavernas, fazer uma ferramenta, usando madeira, afinando sua ponta, chamou-a de lança, e usaria para facilitar em sua rotineira caça ao que comer, com objetivo de  sem muita luta ter seu alimento. Tudo dependia de sua localização para sobrevivência. O homem pôde caçar, plantar, criar