" O sonho inspira, mas
é a ação que realiza."
Frases do bem
O mercado de TI é dominado por homens e
o espaço para as mulheres é pequeno.
O principal desafio que uma mulher
encontra nessa área é conquistar espaço e respeito em meio à competitividade.
Coragem e capacidade são exigidas das
mulheres que querem ocupar sua área e oportunidades têm sido geradas para elas.
A área de Tecnologia da informação possui diversos segmentos de atuação:
- Programação
- Segurança da Informação
- Redes
- Análise de Sistemas
- Infraestrutura e Hardware
- Suporte técnico
Os cargos de TI estão entre os mais bem remunerados no mercado, e existem mais vagas do que profissionais qualificados para preenchê-las.
Quem disse que mulher não pode programar?
"Quando pensamos no perfil de uma pessoa da área de exatas e tecnologia,quase sempre visualizamos um homem. Não há um campo de atuação onde as mulheres estejam livres da concorrência com os homens".
blog minasprogramam.com |
Desigualdade na área de TI: de quem é a culpa?
Sabemos que há inúmeras barreiras sociais que impedem mulheres de progredir em determinadas carreiras, mas nunca deve ser justificado pelo fato biológico ou relações interpessoais. Pois não há inferioridade em nenhuma função, a contar por aptidões,ou limitações comparadas a homens.
Pais e mães não costumam incentivar as filhas a irem para a área tecnologica, e tampouco as meninas encontram referências nas áreas.
A falta de estímulo e referências não gera motivação e acaba por compor a ausência de mulheres na tecnologia.
E quando se interessam pela área, matriculam-se nos cursos, técnico ou fraduação, encontram uma sala cheia de homens e têm que lidar com brincadeiras e perguntas de menosprezo,tanto por alunos como professores. E deve preparar-se para quando tiver dúvidas, daí vem as "pérolas" :
"Ufa, conclui, acabou !"
Que nada, o desafio está apenas no começo. Os processos seletivos estão logo aí.
Na entrevista suas habilidades serão questionadas: "Será que você é capaz?", "Onde estudou?", "Tem disponibilidade,filhos?"
Aposto que para homens não é feita essa pergunta,pois ele ter filhos ou não, nunca atrapalhará sua carreira.
"Consegui, o emprego é meu!"
Empregada
Tem que lidar com a potencialidade sendo subestimada e questionada o tempo todo. Afinal, a única mulher que parece ser respeitada como profissional é Ada Lovelace e olhe lá, já que temos a máquina de Tear de Jacquard, Alan Turing e muitos outros que os homens citam, para desmerecer o título.
Passam-se os dias, muitas acabam mudando o vestuário, comportamento, vocabulário para fazer parte do "clubinho masculino". Ter que provar o tempo todo do que é capaz.
Isso as vezes pode chegar ao assédio e a difamação, afinal para uma mulher estar onde está, deve ser por que algum homem a quer lá, certo? Claro que não. Mas esse ambiente faz pensar que nunca estamos onde estamos por nossa própria capacidade.
Muitas ficam isoladas do tal networking que os homens praticam tanto. A desigualdade nos salários e poucas oportunidades de promoção e reconhecimento.
Nesse momento, muitas das que conseguiram resistir na área depois de anos acabam abandonando-a ou se restringindo a posições e salários ruins por terem de alguma forma uma melhor possibilidade de atuação.
Não é de se admirar que uma área tão aquecida hoje, seja ainda dominada por homens cheios de privilégios.
E vale lembrar que fatores como raça, orientação sexual, classe social e outros tantos fatores de desigualdade social também influenciam as possibilidades de atuação nessa área.
Mas ainda há quem insista que a questão é vocação, definida pela biologia.
O ponto positivo é que hoje mulheres que conseguiram superar as dificuldades, se uniram para responder publicamente sobre esses e outros fatores.
O ponto positivo é que hoje mulheres que conseguiram superar as dificuldades, se uniram para responder publicamente sobre esses e outros fatores.
Beijos e até a próxima ;)
Fontes de pesquisa:
http://blogueirasfeministas.com/2015/07/desigualdade-na-area-de-ti-de-quem-e-a-culpa/
http://www.adamsilva.com.br/tecnologia/o-que-e-ti/#ixzz5DFygNJDS
http://news.bizmeet.com.br/artigo/os-desafios-e-exitos-de-mulheres-na-area-de-ti
Comentários
Postar um comentário