"Nunca é tarde para tentar o desconhecido.
Nunca é tarde para ir além".
Gabrielle D'Annuzio
Sem a inteligência e o trabalho de mulheres, a tecnologia e a internet como as conhecemos hoje não existiriam.
Algumas das mais importantes linguagens de programação, foram criadas por mulheres. Pasmem, mas é verdade.
Mulheres
Elas aperfeiçoaram estudos, criaram artigos e ganharam espaço para produzir, enquanto os homens estavam onde: nas guerras, longe de suas famílias . Elas se impuseram, foram firmes e conseguiram mostrar seu valor.
foi desenvolvido por uma mulher.
O algoritmo que Ada escreveu entre 1842 e 1843 calculava a sequência de Bernoulli, conhecida também como a Lei dos Grandes Números. Segundo esse teorema, caso se conheça a probabilidade de ocorrência de um evento num experimento aleatório, será possível indicar quais são as expectativas da frequência da sua ocorrência uma vez que o mesmo experimento seja repetido um número considerável de vezes sob condições semelhantes. Cara ou coroa, por exemplo. O que Ada fez foi traduzir e estudar as memórias sobre a Máquina de Babbage escritas por Luigi Menabrea, um estudante do proposto invento. Com esse material em mente, Ada escreveu um artigo. Neste, descreveu o passo a passo de um método para calcular os tais Números de Bernoulli com a máquina analítica. Como a História se atém a documentos para definir marcos e fatos, esse artigo é considerado o primeiro programa de computador dando a ela o título.
Para saber mais sobre a Máquina de Babbage;
http://link.estadao.com.br/blogs/renato-cruz/a-maquina-analitica/
Mulheres que deixaram seus nomes na história e que estavam, muito "a frente de seu tempo". E as que continuam essa luta,por mais participações femininas na história.
Mas esse é assunto para a próxima postagem, onde falarei sobre a importância de cada uma nessa trajetória tecnologia da Computação e Informação.
Fontes para pesquisa:
http://www.techtudo.com.br/platb/desenvolvimento/2011/06/20/historia-da-programacao-como-tudo-comecou/
Comentários
Postar um comentário